Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Periodontia

Se você estiver lavando as mãos e elas começarem a sangrar, o que você faria? Obviamente iria correndo atrás de um médico, não é mesmo? Mas a maioria das pessoas não tem esse mesmo cuidado com a gengiva. Se ao escovar os dentes, as gengivas sangrarem, algumas pessoas acham isso normal. Não é. Se sua gengiva sangra, é sinal de doença periodontal. E você deve procurar um especialista, no caso o Periodontista.

 

O que é uma gengiva saudável?

A gengiva é um tecido que reveste o osso alveolar e se acomoda ao redor dos dentes. Uma gengiva saudável é firme, não sangra, e tem uma tonalidade próxima do vermelho claro.

 

 

O que é Gengivite?

 

A gengivite é a inflamação mais comum da gengiva e é causada principalmente pelo acúmulo contínuo de placa bacteriana próximo aos dentes e próteses odontológicas. Apresenta inchaço, vermelhidão, flacidez e sangramento fácil ao pequeno toque.

Uma vez não tratada a gengivite, pode haver uma evolução para  a periodontite.

 

Periodontite

 

É a inflamação e infecção não só da gengiva, mas dos ligamentos e dos ossos que suportam o dente. As gengivas começam a regredir e a "descolar" dos dentes, o que permite que a placa bacteriana avance para as raízes. Os ligamentos dentários e os ossos que suportam os dentes são destruídos e os dentes apresentam mobilidade.

 

Cuidados com a gengiva

 

O uso diário e entre as refeições do fio e da escova dental reduz a placa e previne que os microorganismos patogênicos alcancem o tecido ósseo de suporte logo abaixo da gengiva. Quando a prevenção não é eficaz, o osso alveolar inicia um processo de reabsorção e redução no seu volume com consequente recessão gengival, expondo parte da raiz do dente ou do implante à cavidade bucal.

Também é importante a destartarização e curetagem infragengival com o seu periodontista e aquela visita importantíssima ao seu dentista a cada 6 meses.